O perigo de desejar as cebolas do Egito mais do que o leite e o mel da Terra Prometida

O povo de Israel trocou a esperança da Terra Prometida pelas lembranças distorcidas do Egito. Preferiram murmurar sobre cebolas e pepinos do passado do que confiar na promessa de leite e mel do futuro. A murmuração apagou a gratidão e os afastou da bênção. Você tem deixado as reclamações abafarem a voz de Deus? Neste devocional, reflita sobre o perigo de desejar o passado mais do que o que Deus tem preparado adiante.

DEVOCIONAL🙏🏼

4/10/20253 min read

Entenda de uma vez por todas: os pepinos e as cebolas do Egito jamais serão melhores do que o leite e o mel da Terra Prometida.

Eu explico: o povo de Israel estava no deserto, sendo guiado por Deus para a Terra Prometida, mas, ao invés de focar na grandiosidade da promessa que Deus havia feito, começaram a se queixar e lamentar sobre o que haviam deixado para trás no Egito.

“Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito,

e também dos pepinos, das melancias,

dos alhos-porós, das cebolas e dos alhos.”

(Números 11.5)

Esses alimentos eram comuns no Egito Antigo e tinham forte simbolismo de abundância aparente, mas estavam ligados à escravidão. É claro que a caminhada não era fácil e que eles sofriam com o calor e as privações do deserto, mas comparar isso à situação de escravidão? Quanta ingratidão, não? 😐

A palavra 'murmurar' vem do grego 'diagonguzo', um verbo sempre usado acerca de reclamação indignada, conforme aparece em Lucas 15.2 e 19.7 (reclamações contra Jesus).

No Antigo Testamento era usado mais comumente o termo 'queixar-se', que é o mesmo que reclamar, murmurar. A murmuração é falta de gratidão ao Senhor, e aquele se que deixa levar por ela sofre as consequências.

As murmurações do povo desagradaram a Deus, que já tinha lhes mostrado através de tantos milagres, o quanto cuidava deles. Foram várias pragas apenas para os egípcios, e o mar vermelho aberto para eles passarem ilesos, enquanto seus inimigos morreram afogados.

Mas ao invés de adorarem a Deus e ansiarem pelas bênçãos que os esperavam, eles se lembravam de coisas simples, como os pepinos e as cebolas, que, na sua visão, pareciam melhores do que o que estavam vivendo agora. Mas a verdade é que lá eles eram escravos e o sofrimento deles era tão grande, que Deus precisou socorrê-los.

"Por isso desci para livrá-los das mãos dos egíp­cios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde há leite e mel com fartura". (Ex 3.8a)

E Deus cumpriu Sua promessa de levar seu povo, livre, a uma terra só deles, terra de fartura. (Dt 26.9) Mas apenas os que não murmuraram entraram nessa terra, os que acreditaram na promessa (Js 5.6).

Muitas vezes, as dificuldades atuais podem nos levar a olhar para trás, para o que deixamos, e achar que era melhor do que a promessa de Deus para o nosso futuro. No entanto, as bênçãos que Ele tem para nós são incomparáveis com qualquer coisa do passado. Falta-nos confiança de que os planos de Deus são maiores do que nossos limitados desejos.

O leite e o mel da Terra Prometida sempre serão mais ricos e duradouros do que qualquer pepino ou cebola que um dia comemos quando escravos. Não deixe que as reclamações e a nostalgia do passado ofusquem sua visão do que Deus tem preparado para você. A jornada pode ser difícil, mas a promessa é certa, e o melhor ainda está por vir, pois aquele que prometeu é fiel.

"Des­te a eles esta terra, que sob juramento prometeste aos seus antepassados;

uma terra onde há leite e mel com fartura." (Jr 32.22)

Oração:

Senhor, perdoa-me pelas vezes em que me deixei dominar pelas reclamações e pela comparação. Ajuda-me a confiar plenamente nas Tuas promessas e a enxergar com clareza as bênçãos que tens reservado para minha vida. Que eu possa focar nas riquezas da Terra Prometida, sem perder minha fé em ti, olhando apenas para as dificuldades do deserto.

Eu te agradeço por tudo que o Senhor já me proporcionou, inclusive muitas bênçãos que eu orei para conquistar e hoje as tenho. Ensina-me a ser grato por cada passo da jornada e a confiar que o melhor ainda está por vir. Em nome de Jesus, amém.🙏🏼