Não julgue Tomé!

Um homem muito conhecido por um momento de fraqueza na fé. Mas será que estamos olhando para ele com os olhos de Jesus? Não julgue Tomé, você também já teve crise(s). Esse é o terceiro post de uma série de três devocionais sobre o tema "não julgue".

DEVOCIONAL🙏🏼

5/4/20253 min read

"Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei". Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês!" E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia". (João 20.25-27)

Nenhum dos discípulos escolhidos por Jesus era perfeito, como hoje também não somos. E dentre as qualidades que podemos observar em Tomé é que ele era leal. Em João 11.16 vemos que ele se dispõe a morrer, se fosse preciso, junto com os amigos.

Outra qualidade dele era a sinceridade; quando não sabia algo, falava e tinha humildade para perguntar (Jo 14.5). Ele foi sincero também ao confessar que só poderia crer se visse o Mestre, em carne.

Tomé representa todos os discípulos que viriam a seguir Jesus após a ressurreição, uma vez que não iriam ver, mas teriam que crer. E o evangelista João enfatiza o que Jesus disse: “Felizes os que não viram e creram.”

Muitos entendem essa cena como um grande defeito de Tomé, e uma grande correção de Jesus, criticando a falta de fé do seu discípulo.

Somos muito rápidos em condenar a atitude de Tomé. Você também já ouviu chamarem alguém de Tomé, simbolizando uma pessoa sem fé, cética? Ou talvez você mesmo já fez isso... Mas será que estamos olhando para Tomé com os olhos de Jesus?

Analisemos a cena novamente: Jesus fez questão de voltar, uma semana depois, apenas para mostrar as feridas a Tomé.

Claro que o Mestre aproveitou a oportunidade também para ensinar sobre a verdadeira fé. No entanto, ele veio realizar o pedido do seu discípulo, e o deixou tocar em seu corpo. Afinal, Ele estava vivo e não podia haver dúvidas.

Tomé tinha dúvida, e eu e você às vezes também temos dúvidas, não é?

Não julgue Tomé. Jesus demonstrou amor por ele, no seu momento de crise na fé.

E sabe como foi o fim dessa história?

Fontes históricas contam que Tomé virou um mártir. Ele foi missionário na Índia, onde foi atravessado com uma lança. Ele morreu por Jesus, testemunhando corajosamente da ressurreição de Cristo. 🥹

Você morreria por Jesus? O homem que passamos a vida associando à falta de fé fez isso.

Não julgue Tomé, pois você também já teve crises e fracassou na sua fé, em alguns momentos.

E Jesus estava lá para te relembrar as promessas que Ele fez, assim como o fez com Tomé.

Não se cobre tanto, Jesus entende você. Peça a Ele para aumentar sua fé, como uma vez seus discípulos fizeram (Lc 17.5).

Um homem disse uma vez: “ajuda-me a vencer a minha incredulidade!” (Marcos 9.24).

Jesus conhece as nossas crises. E Ele te lembra hoje que você pode prosseguir; Ele te restaura, para que você cumpra seu chamado.

Jesus não errou ao escolher Tomé.

Também não errou ao escolher você!

────────── ✧ ✧ ✧ ──────────

Fontes utilizadas:

ARRINGTON, L. French; STRONSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal – Novo Testamento, Vol. 1. CPAD, 2021.

BÍBLIA. Espanhol. Biblia de Estudio Teológico Reina-Valera 1960. Sociedades Bíblicas Unidas, 2019.

FOXE, John. O Livro dos Mártires. Edição Kindle, 2021.

Compartilha o link com aquela pessoa que você quer abençoar com essa leitura. 💝