Não julgue Madalena!

Uma mulher que teve sua reputação manchada por quase dois mil anos. Alguém falou e outros acreditaram. Mas será que a Bíblia realmente a descreve como ouvimos falar? Quem foi Maria Madalena, de verdade? E qual a lição que podemos aprender com a história dela? Esse é o segundo post de uma série de três devocionais sobre o tema "não julgue...".

DEVOCIONAL🙏🏼CURIOSIDADES🧐

5/2/20253 min read

"Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: 'Eu vi o Senhor!' E contou o que Ele lhe dissera." João 20.18

O que você sabe sobre Maria Madalena?

Eu cresci acreditando que ela tinha sido uma prostituta, antes de seguir Jesus. Você também ouviu isso?

Mas, na verdade, ela não era prostituta. Isso é um mito, uma lenda medieval. Foi o papa Gregório Magno (590-604) que fez uma homilia (pregação) sobre isso. Ele fez, por má interpretação, uma fusão de três mulheres chamadas 'Maria' nos relatos bíblicos. Pode ser que ele tenha tentado tachar a imagem dela, para mudar a visão dos fiéis, uma vez que ela estava sendo muito adorada na igreja católica. Na tentativa de corrigir um erro, acabou cometendo outro. Foi um falso ensino propagado por muitos anos, mas que já foi corrigido pela Igreja Católica. Inclusive, em 2016, Maria Madalena foi canonizada. O Papa Francisco deu a ela o título de "A apóstola dos apóstolos", reconhecendo sua importância no testemunho da ressurreição de Jesus.

Mas sabe quem realmente foi Maria Madalena?

Em resumo, o que a Bíblia nos fala sobre ela é que:

1 - Jesus a libertou de uma possessão demoníaca (Lc 8.2).

2 - Ela era natural de uma cidade chamada Magdala, por isso seu nome.

3 - Madalena foi uma das mais importantes discípulas de Cristo!

O Senhor Jesus a escolheu - uma mulher - para ser a primeira pessoa a vê-lo após ressuscitar (Mc 16.9). E não para por aí; ela foi a primeira pessoa a evangelizar - e aos discípulos, inclusive Pedro e João. (Jo 20.17)

Já ouvi pregações com tom de brincadeira, alegando que uma mulher foi escolhida para "espalhar" a notícia mais rapidamente. Ei, desculpa se somos melhores comunicadoras! Não temos culpa se o próprio Deus nos deu esse dom e nos chamou para usá-lo em missões especiais como essa. ☺️

É bem verdade que algumas pessoas usam o poder da língua para o mal. Mas se alguém o usa para fins destrutivos, com certeza não foi o caso de Madalena.

Não julgue Madalena...

Você pode ter mais semelhanças com ela do que pensa: você também não quer ser rotulada; você também foi restaurada; você também ama Jesus; você também é amada por Jesus e foi escolhida por Ele. Que transformação Ele fez na vida dela!

Madalena não foi um erro de Jesus e nenhuma de nós é um erro.

Outrora Ele havia escolhido outra mulher para fazer bom uso da comunicação, a Samaritana. Você conhece a história que começou no poço (João 4). A despeito dos rótulos que deram a ela, ela foi restaurada para uma missão. E ela também cumpriu seu papel com excelência. "O Messias chegou!" Disse ela.

E não é esse o papel de todos nós, o de ir e pregar o Evangelho a toda criatura? Evangelho (gr. euangelion) significa “boas novas”.

“Jesus está vivo e vai voltar!” Disse Maria.

Anuncie também! Foi para isso que Jesus te escolheu. Use o dom que você recebeu para a glória de Deus. Boa jornada!💖

────────── ✧ ✧ ✧ ──────────

Fontes consultadas:

ARRINGTON, L. French; STRONSTAD, Roger. Comentário bíblico pentecostal Novo Testamento Volume 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

BÍBLIA. Espanhol. Biblia de estudio teológico Reina-Valera 1960. Barueri: Sociedades Bíblicas Unidas, 2019.

Outras fontes: jornais El país, GZH e Vatican News.

Compartilha o link com aquela pessoa que você quer abençoar com essa leitura. 💝