Ir à igreja é necessário?
Surgiu uma nova onda de "desigrejados", pessoas que alegam "eu sou a igreja e por isso não preciso ir à igreja". Isso é bíblico? Que tal conferir o que Jesus ensinou sobre isso? Afinal, Ele é o nosso maior exemplo, já que somos CRISTÃOS, seguidores de Cristo, correto? Nesse artigo vamos ler um resumo sobre a origem dos templos físicos destinados à adoração a Deus, de acordo com a Bíblia Sagrada.
TEMAS POLÊMICOS


Surgiu, nos tempos atuais, uma onda de revolta entre alguns cristãos, contra ir à igreja, principalmente após a pandemia do Covid-19 - período em que muitos cultos passaram a ser transmitidos ao vivo pela internet. Muitos alegam que a igreja é cada um de nós individualmente, e que não precisam ir a um lugar físico. Mas eles não encontram apoio nas Sagradas Escrituras para isso. Se não, vejamos...
Nem sempre houve um local para Deus chamar de seu, mas sempre os homens de fé encontraram um local para levantar um altar e entregar ofertas a Deus - como Noé (Gn 8.20), Abraão (Gn 12.7-8), Jacó (Gn 35.6-7), Gideão (Jz 6.24-28), entre outros. E o Senhor sempre respondia as orações e recebia a adoração de seu povo. Você sabia? Mas, especificamente sobre o local destinado ao Senhor, o que a Bíblia nos apresenta é o seguinte.
Após sair do Egito, o povo hebreu não peregrinou no deserto sozinho. Deus escolheu habitar entre Seu Povo. Como? Você lembra dessa história, eu me refiro ao Tabernáculo (Êx 25.1,8,9), construído por uma equipe liderada por Moisés, e nomeada por Deus. E sabe quem desenhou a planta do tabernáculo? Sim, o próprio Senhor (Ex 25.9,40; 26.30; 35.10). É Ele quem determina como devemos cultuar, e temos que adorar da forma indicada em Sua Palavra (Cl 2.6-23).
A glória do Senhor encheu a Tenda após sua construção, e a nuvem do Senhor permaneceu sobre ela. Era Deus se mostrando "palpável" ao povo a quem Ele fez uma promessa: a de levá-los a uma terra só deles. Claro que a presença de Deus não é no sentido literal, pois "o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos" (At 7.48,49).
Passando mais adiante no relato bíblico, Davi amava a presença de Deus e sonhou em construir para Ele um lugar (2 Sm 7), quando o povo já estava em sua própria terra. Salomão foi quem construiu o templo idealizado por seu pai, principalmente com os recursos que Davi havia arrecadado. Deus, novamente, manifestou sua aprovação: encheu aquele lugar com Sua glória no dia da inauguração (2 Cr 7.1) e afirmou que dali Ele ouviria as orações do seu povo:
"De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar." (2Cr 7.15).
E como é lindo ver o amor que o povo tinha pelo templo de Deus! Para não estender muito, sugiro que você leia: 1 Crônicas 29 e 2 Crônicas 7.
Saindo do Antigo e vindo para o Novo Testamento, vemos que Jesus e seus discípulos, quando tinham oportunidade e liberdade para ir às sinagogas e ao templo, sempre o faziam (Mc 1.21). Além disso, Jesus frequentava o templo desde a infância (Lc 2.22-27; 41-52), ou seja, era comum para o povo de Deus frequentar o local físico destinado ao Senhor - para entregar ofertas, louvar, orar e aprender a Palavra (Sl 96.8).
“Jesus passava o dia ensinando no templo; e, ao entardecer, saía para passar noite no monte chamado das Oliveiras. Todo o povo ia de manhã cedo ouvi-lo no templo.” Lucas 21.37-38
Ele mesmo declarou:
"sempre ensinei nas sinagogas e no templo, onde todos os judeus se reúnem..." (João 18.20)
É bem verdade que Jesus não se limitou aos locais fechados, mas pregou o Reino de Deus pelas ruas e saía pelas cidades e povoados (Mt 9.35), em busca daqueles que necessitavam de cura, libertação e salvação. Assim também devemos fazer: ir e pregar o Evangelho a toda criatura (Mc 16.15), como Ele nos ordenou.
Além de pregar dentro e fora da "igreja", Jesus tem mais um exemplo para nosso aprendizado. Ele nos mostrou que devemos orar também no secreto. Lucas nos apresenta o ministério público de Jesus em Jerusalém: durante o dia Ele ensinava no templo; a noite, buscava seu lugar de privacidade para falar com Deus.
Você também tem seu lugar de privacidade para ficar a sós com o Pai? Onde é seu 'monte' de oração? É no seu quarto, com a porta fechada como Jesus ensinou (Mt 6.6)? Sim, a vida com Deus não se resume a estar na igreja, mas em ter um relacionamento íntimo com Ele também fora dela.
E não apenas o Senhor Jesus, os apóstolos também frequentavam as sinagogas e o templo (Lc 24.53; At 3.1), mas quando começaram a ser perseguidos, passaram a se reunir em casas, ou seja, sempre se reuniam num local físico especificamente para orar, adorar a Deus e compartilhar a Sua Palavra (At 2.46-47). Foram anunciando Cristo em outras regiões e alcançando os gentios. Com o tempo, foram estabelecendo as igrejas, algumas das quais podemos conhecer através das cartas do Novo Testamento (igreja de Éfeso, de Corinto, de Tessalônica etc.).
Sobre a questão de "ser a igreja", e por isso não precisar ir a um local físico, Paulo nos explica algo interessante, para esclarecer qualquer dúvida que ainda reste: "Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo" (1Co 12.27). Ou seja, eu não sou A igreja, eu sou membro DA igreja de Cristo. Nesse corpo, Jesus é o cabeça e todos nós somos os membros. Fomos chamados, inclusive para cumprir um propósito, pois cada membro tem uma função. Agora me diz: como uma parte de um corpo pode operar sozinho? (Leia o capítulo 12 de 1 Coríntios para melhor compreensão desse assunto.)
Este é o exemplo bíblico: ir à Casa do Senhor, ter comunhão com nossos irmãos na fé, e servir a Deus dentro e fora do templo. Do Antigo ao novo Testamento aprendemos que precisamos sim de um local físico para prestar nossa adoração ao Senhor.
E você, gosta de estar na igreja, como esses grandes homens de Deus e o próprio Jesus?
Eu penso como o salmista:
Uma coisa pedi ao Senhor e a procuro:
que eu possa viver na casa do Senhor
todos os dias da minha vida,
para contemplar a bondade do Senhor
e buscar sua orientação no seu templo. (Salmos 27.4) 💖
Caso você não concorde com a reunião de discípulos num local físico, peça a Deus que desperte em você o amor pela casa Dele, como esses grandes homens de Deus aqui citados, bem como o próprio Jesus. Se vamos passar a eternidade uns com os outros e adorando ao Deus poderoso que amamos, viver uma vida sem a devida comunhão aqui na terra é uma incoerência.
────────── ✧ ✧ ✧ ──────────
Referências
BÍBLIA. Biblia de estudio teológico Reina-Valera 1960. Barueri: Sociedades Bíblicas Unidas, 2019.
RAINER, Thomas S. Eu sou membro de igreja. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.