6 lições de vida em A Fantástica Fábrica de Chocolate

Descubra 6 lições inspiradoras em A Fantástica Fábrica de Chocolate: aprendizados para toda a família. Um filme que ensina valores para a vida cristã e para o dia a dia.

INDICAÇÃO 🍿

9/5/20254 min read

O filme A Fantástica Fábrica de Chocolate foi uma linda e encantadora surpresa no meu fim de semana passado. É um filme já antigo, mas que eu nunca tinha visto, por puro preconceito.😳

Mesmo sendo apaixonada por filmes infantis, principalmente animados, eu achava que seria fantasioso demais e até bobo… mas me enganei profundamente!

Do início ao fim me fascinou, e eu simplesmente não consegui desgrudar da tela até acabar.

Faz tempo que eu não indico filmes por aqui, e como eu amo fazer isso, quero te convidar a assistir a essa história tão cheia de lições e humor, para toda a família. Mas assista com o coração aberto para aprender. ☝🏻

Quero compartilhar 6 lições preciosas que enxerguei nessa história cheia de valores que nós, cristãos, apreciamos (ou deveríamos).

1. Família como base da vida

Charlie não tinha quase nada em bens materiais, mas tinha uma família que o amava e apoiava. Mesmo em meio às dificuldades, era a presença deles que o fortalecia. Nenhuma família é perfeita, mas o apoio, o cuidado e amor de seus pais e avós o levou à realização do seu sonho.

A Bíblia também mostra a família como presente de Deus:

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho”

Eclesiastes 4.9

2. O perigo de mimar os filhos

Cada criança que entra na fábrica representa um excesso. Augustus não conhecia limites para sua gula; Violet era obcecada por vencer; Veruca exigia tudo o que queria; Mike Teavee era viciado em televisão/videogame, super mal-humorado e arrogante. Isso mostra como pais que não colocam limites acabam criando filhos incapazes de lidar com frustrações e consequências. Educar com amor também é corrigir e ensinar que o mundo não gira em torno de nós.

A vara da correção dá sabedoria,

mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe”.

Provérbios 29.15

3. A simplicidade que encanta

Enquanto todos os outros estavam preocupados com status, Charlie só queria conhecer os mistérios que haviam naquele lugar tão encantador, sobre o qual ele já tinha ouvido tantas histórias; e a alegria dele em cada pequeno presente mostrava gratidão genuína.

Às vezes o maior presente vem para quem vive com simplicidade e gratidão. A gratidão abre espaço para perceber as bênçãos que já temos, enquanto a ostentação nos cega. Vale a pena ver o fim de sua jornada. 🥹🙊

Jesus mesmo nos disse:

“Bem-aventurados os humildes de espírito,

porque deles é o Reino dos céus”.

Mateus 5.3

4. A armadilha da comparação e da competição

Veruca e sua mãe viviam presas a uma competição sem fim, querendo sempre mais, sempre ser as melhores, e acreditando que mereciam privilégios acima dos outros. Esse comportamento lembra algo que vemos muito hoje, nas mídias sociais: a comparação constante, a necessidade de provar aos outros que somos lindos, felizes e próspero, quando às vezes isso nem é verdade.


Quando vivemos pela lógica da competição, sempre haverá alguém mais rico, mais bonito, mais inteligente. Mas quando vivemos pela lógica da gratidão e da humildade, experimentamos paz e alegria que não dependem de rivalidades, além de que não experimentamos o veneno mortal da inveja. 👀

“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade,

mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos”.

Filipenses 2.3

5. Dinheiro não é tudo

Essa foi para mim a segunda maior lição!

Enquanto todos buscavam riquezas e privilégios, Charlie vivia em uma casa simples, com pouquíssimo recurso. Mesmo assim, foi ele quem se mostrou mais rico em caráter. O dinheiro pode comprar barras de chocolate (pode comprar bens materiais), mas o filme nos lembra que riqueza de verdade é aquilo que o dinheiro não pode comprar. O menino mais pobre era o único que esbanjava generosidade, humildade e educação.

Fiz questão de anotar uma frase do vovô dele, que falou muito comigo:

"Há muito dinheiro no mundo e imprimem mais a cada dia. Mas deste convite só há 5 no mundo e nunca mais haverá outro. Só um pessoa burra trocaria isso por algo tão comum como o dinheiro. Você é burro?!" 💘

Tradução: seu sonho não tem preço. Não o troque por dinheiro. O dinheiro é um meio, jamais um fim!

A palavra de Deus fala muito sobre a importância de não colocarmos nosso coração no dinheiro, ou de não deixar o dinheiro tomar o lugar de Deus no nosso coração, mas vou citar esse trecho apenas, palavras do Senhor Jesus:

"Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração."

Mateus 6.21

6. Sonhos que nos movem

Charlie nunca deixou de sonhar, mesmo quando tudo parecia impossível. O seu coração esperançoso o levou a viver um destino que ninguém imaginava. Os sonhos são parte da forma como Deus nos move para frente, quando alinhados à Sua vontade. Sonhar em Deus é confiar que Ele tem algo maior preparado.

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês,

planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano,

planos de dar-lhes esperança e um futuro.”

Jeremias 29.11

Quero encerrar com um conselho, que é a maior de todas as lições desse filme, sem dúvidas: NUNCA desista dos seus sonhos! Deus é poderoso para realizar e para te capacitar a conquistar tudo aquilo que você deseja!

✦✧✦✧✦✧✦✧✦✧✦

Já dei alguns spoilers por, mas só porque sei que esse filme é muito conhecido. 😅E talvez você ainda não tenha parado para enxergar com esses olhos. 🙈

Desejo que você também seja abençoada por essa linda história, assim como eu fui. 🙏🏼🙌🏻🥹💜

Se você concorda com algum desses valores, compartilhe esse link com alguém que vai amar assistir esse filme doce junto com você! 💌🍫